Bee Breeders selecionou os vencedores do New York Affordable Housing Challenge, inspirado nas barreiras enfrentadas pela população global em nossa cultura contemporânea de escassez habitacional e privação econômica. As submissões fornecem várias respostas arquitetônicas multifacetadas a terrenos dispersos de várias escalas em torno de Nova Iorque, "redefinindo a cultura, a economia e a experiência da domesticidade urbana por meio do espaço, material, morfologia ou estrutura".
Abaixo estão os vencedores do concurso New York Affordable Housing:
Primeiro lugar:
The Table Top / Lap Chi Kwong, Alison von Glinow
Uma agregação modular de elementos, o projeto vencedor usa formas combinadas de um círculo, quadrado e retângulo para criar vários tipos de unidades, através de diferentes orientações e combinações. Os custos são reduzidos através da implementação de concreto pré-moldado e sistema de laje, que também permite momentos interligados de sólidos e vazios, criando pátios públicos e rotas de circulação.
"O sucesso da proposta do primeiro lugar para o concurso reside no uso de alguns elementos modulares simples agregados para criar um todo heterogêneo que serve para gerar novos modos de interação entre os habitantes, seus vizinhos e o público", explicou o júri.
Segundo lugar:
Out-Of-Site / Peter Wong, Christopher Jarrett, Nazinin Modaresahmadi, Robert Stubbs
Outra proposta modular, este projeto inspira-se no modelo de Le Corbusier para a Unité d'Habitation, criando arranjos volumétricos através de unidades em forma de L em plantas e cortes. Adaptando-se especificamente à escala dos diferentes terrenos, a edificação incorpora varandas no contexto vizinho no lote menor do Harlem, enquanto o uso de maiores vazios no terreno da ONU maximiza a iluminação natural e envolve a rua.
De acordo com o júri, "a seleção de três lotes variados em Nova Iorque demonstra como a unidade modular é morfologicamente robusta, adaptando-se a lotes de diferentes dimensões, formas e contexto".
Terceiro lugar:
New York Affordable Housing Challenge / Liyang Chen, Yao Zheng
Enfatizando a customizabilidade e as preferências do usuário, a planta livre desta estrutura de pilares e lajes depende de partições móveis para criar diferentes graus de programas públicos e privados dentro do prédio. As paredes retráteis de tecido permitem flexibilidade para acomodar uma variedade de tipos de usuários e tamanhos familiares, priorizando a comunidade, mantendo a individualidade entre os inquilinos.
"Este novo modelo para a domesticidade é uma poderosa indagação de como uma habitação a preços acessíveis pode ser alcançada ao minimizar espaços privados dispendiosos e redundantes para utilizar infraestruturas e amenidades compartilhadas", observou o júri. "A proposta cria uma generosidade de espaço que é flexível em seu uso e sua função, criando uma moradia que não é mais uma série de salas limitadas com um conjunto predefinido de comportamentos".
Prêmio Rising Star (Somente Estudantes):
New York ParaSiTe Housing / Antonio González Viegas; Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla
Prêmio NYB Green:
Forging the Upward Frontier / Ryan Ball
As menções honrosas e as entrevistas com os premiados podem ser vistas no site oficial do concurso, aqui.
Notícia via: Bee Breeders.